Você já ouviu aquele velho conceito de que a prevenção salva vidas? Ele se encaixa perfeitamente quando falamos sobre o autoexame das mamas, um procedimento simples que ajuda na detecção de alterações nos seios. Basicamente, essa técnica faz com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, facilitando a percepção de qualquer alteração, como nódulos nas mamas, saída de secreções pelos mamilos e mudança de cor da pele.
Como funciona o autoexame das mamas?
A principal vantagem desse procedimento é a sua simplicidade: ele pode ser realizado sem a ajuda de outra pessoa, até mesmo na hora do banho. A mulher precisa apenas contar com o seu tato, daí a expressão de que um simples gesto pode fazer toda a diferença. Visando contribuir com a conscientização sobre a importância do autoexame, nós trouxemos um passo a passo para você fazê-lo na sua casa. Confira:
Autoexame durante o banho
O recomendado é que o procedimento seja feito com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Com isso, a mulher deve levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e palpar delicadamente a mama esquerda com a mão direita, fazendo movimentos circulares. Depois, é só repetir esses passos para a mama do lado direito.
Autoexame deitada
Nesse caso, a mulher precisa se deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, lembrando de pôr uma almofada embaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável. Depois disso, basta palpar a mama esquerda com a mão direita, repetindo as coordenadas para o outro lado.
Quais os sinais de alerta?
A mulher deve ficar atenta a qualquer mudança percebida durante o toque, tais como nódulos, secreções e cores alteradas. Mas é importante ressaltar que, mesmo diante da percepção desses sinais, apenas um exame mais profissional vai possibilitar o diagnóstico correto. Portanto, a lição que fica é: não se desespere e busque um médico o quanto antes.