Se tem uma coisa que ninguém deveria ter dúvidas de que é prejudicial para a saúde é o cigarro. Fonte de mais de 4 mil substâncias tóxicas, ele pode ser a porta de entrada para uma série de doenças, como câncer de pulmão, osteoporose e catarata. E foi pensando nisso que nós listamos alguns dos principais riscos do tabagismo para a saúde. Que tal conferir?
Descubra os riscos do tabagismo para sua saúde
Sabia que o tabagismo é considerado uma doença crônica? Provocado pela dependência à nicotina, ele é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. Diante desse cenário, você já se perguntou quais são os principais riscos do tabagismo?
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), comparados aos não fumantes, estima-se que o tabagismo aumenta o risco de:
- Doença coronariana em 2 a 4 vezes.
- Acidente vascular cerebral em 2 a 4 vezes.
- Câncer de pulmão em homens em 23 vezes.
- Câncer de pulmão em mulheres em 13 vezes.
- Morte por doenças pulmonares obstrutivas crônicas em 12 a 13 vezes.
Além disso, o tabagismo ainda favorece o surgimento de doenças variadas, como: leucemia mielóide aguda, câncer em diferentes órgãos, tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata.
Como deixar o tabagismo de lado?
Existem algumas medidas simples que podem ajudar nessa tarefa. E a boa notícia é que nós trouxemos algumas delas para você aprender e incorporar ao seu dia a dia!
- Caso sinta vontade de fumar, faça outra atividade, como escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta.
- Retire da sua vista aqueles objetos que remetam ao cigarro, como cinzeiro e isqueiro.
- Evite o cheiro de cigarro. Para isso, vale a pena lavar roupas, lençóis e cortinas.