Junho Vermelho é uma iniciativa que busca conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da doação de sangue. Com o intuito de suprir as demandas dos hemocentros e hospitais, essa campanha existe para salvar vidas e promover a solidariedade entre as pessoas.
O mês de junho foi escolhido para essa campanha por ser um período em que muitas regiões enfrentam baixas nos estoques de sangue. Além disso, no dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data que busca homenagear e agradecer a todos aqueles que já têm como costume esse ato tão importante!
A doação de sangue é um ato simples, seguro e fundamental para o funcionamento dos sistemas de saúde em todo o mundo. O sangue doado é utilizado em diversas situações, como em cirurgias de emergência, tratamentos de doenças crônicas, transfusões para pacientes com anemias graves, complicações durante o parto e acidentes graves. Uma única bolsa pode salvar até 4 vidas!
A QV apoia esta causa e, por isso, separou algumas informações para você, que também quer se tornar um doador!
A campanha busca desmistificar alguns receios que ainda envolvem a doação de sangue. É importante ressaltar que o processo é seguro e realizado por profissionais capacitados, seguindo rigorosos protocolos de higiene e controle de qualidade.
Qualquer pessoa saudável pode se tornar um doador de sangue, é só visitar o hemocentro mais próximo e passar por uma triagem, etapa importante para confirmar se atende a todos os requisitos básicos para ser um doador, entre eles:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam da presença de responsável).
- Não ter tatuagem ou micropigmentação recente (pelo menos 6 meses);
- Estar sem consumir álcool a pelo menos 12 horas
- Não estar resfriado a pelo menos 7 dias
- Respeitar o intervalo de doação (Homens – 60 dias e Mulheres 90 dias)
Participar do Junho Vermelho é uma forma de se envolver com a comunidade, de exercer a cidadania e de promover o bem-estar social. É uma ação que vai além do mês de junho, pois incentiva a formação de uma cultura de doação de sangue contínua, onde as pessoas se conscientizam sobre a importância desse gesto e se tornam doadores regulares.
Se você está saudável e preenchendo os requisitos para doar sangue, considere participar do Junho Vermelho. Entre em contato com o hemocentro mais próximo, informe-se sobre os procedimentos e requisitos necessários, e faça a sua doação!