Bons hábitos começam desde cedo, inclusive quando falamos sobre alimentação. Para se ter uma ideia, a nutrição infantil é capaz de proporcionar efeitos no organismo até mesmo vários anos depois, quando a pessoa chega à fase adulta. Isso significa que tudo aquilo que é consumido durante a infância reflete na qualidade de vida futura.
Quais os impactos da nutrição infantil?
É claro que manter uma alimentação equilibrada é indicado em qualquer fase da vida, mas a nutrição infantil tem um peso ainda maior, pois os nutrientes e minerais conquistados por meio dos alimentos são responsáveis por contribuir com o desenvolvimento físico e mental dos pequenos.
Dessa forma, podemos dizer que a nutrição equilibrada durante a infância favorece um crescimento saudável, proporcionando todos os recursos que o organismo precisa para desempenhar suas atividades.
Além disso, aquela nutrição infantil que contempla todos os grupos alimentares necessários nessa fase da vida e respeita a quantidade indicada por especialistas é uma excelente forma de combater transtornos causados pela deficiência nutricional e evitar manifestações de obesidade ou de outros distúrbios alimentares.
Quais alimentos são indispensáveis para as crianças?
Tudo vai depender da idade do pequeno. Até os 6 meses de vida, por exemplo, o único alimento indicado é o leite materno (ou a fórmula para bebê), pois ele é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais das crianças. A partir dessa faixa etária, já podem ser incluídos alimentos como legumes e frutas, além da água.
Com o avançar da idade, os pais podem oferecer outros alimentos de forma gradual, como sementes, carnes e massas. Mas é importante sempre contar com o respaldo de uma profissional da saúde, além de evitar a oferta de alimentos açucarados e gordurosos.