Nos últimos anos, o bem-estar emocional passou a ser um tema bastante discutido entre as pessoas, inclusive em ambientes corporativos. E essa mudança de comportamento pode ter acontecido porque muitos profissionais estão priorizando sua saúde mental em vez de suas próprias carreiras. Diante disso, um novo desafio para gestores e lideranças é descobrir como implementar uma cultura de saúde mental nas empresas, proporcionando aos colaboradores um ambiente mais saudável.
A saúde mental deve entrar pela porta da frente nas empresas
Uma das formas mais eficazes de desenvolver uma cultura de saúde mental no ambiente corporativo é fazer com que as pessoas que ficam à frente da tomada de decisões realmente compreendam a importância de cuidar do bem-estar emocional das suas equipes. Para isso, é possível contar com a ajuda da própria ciência, uma vez que pesquisas indicam que investir na saúde mental dos funcionários aumenta a satisfação das pessoas e, consequentemente, melhora as taxas de produtividade. Isso sem falar que os índices de absenteísmo diminuem significativamente.
Portanto, o primeiro passo para criar uma cultura de saúde mental nas empresas é reconhecer o papel significativo que ela desempenha tanto em prol dos funcionários, quanto a favor da própria companhia.
E como oferecer saúde mental aos colaboradores?
Existe uma infinidade de iniciativas que podem ser adotadas pelas empresas para criar uma cultura de saúde mental entre seus colaboradores, mas nem é preciso ir tão longe e inventar soluções mirabolantes. Uma simples parceria com uma operadora de saúde já permite oferecer assistência psicológica e terapia online para melhorar o bem-estar emocional dos funcionários.
Além disso, campanhas de endomarketing ajudam na divulgação de informações importantes sobre saúde mental, aumentando o conhecimento sobre esse assunto e reduzindo o preconceito que ainda existe em relação ao tema. Outra ferramenta importante para entender os pontos fortes e fracos da empresa é promover pesquisas de clima, com as quais é possível identificar aspectos que podem ser melhorados para aumentar a qualidade de vida das pessoas.
Quer uma dica bônus? Incentivar momentos de descontração entre os funcionários tem sido uma alternativa eficiente para que as pessoas passem a ver o ambiente de trabalho e seus colegas de forma positiva, o que melhora o humor e afasta sentimentos negativos, como tensão e estresse.
Tanto a empresa quanto os colaboradores só ganham com o incentivo à saúde emocional no trabalho. Portanto, dar a atenção necessária para essa questão é valorizar o bem mais precioso que existe na organização: as pessoas!