Female gynecologist doctor hands hold a layout of the female reproductive system.

Saúde da Mulher no mês de Maio – Cuidados com Endometriose

Maio é um mês muito importante e simbólico para as mulheres, quando comemoramos o dia das mães, figuras tão especiais, que nos dão amor, suporte e apoio.

Além dessa data tão especial, também celebramos, no dia 07, o Dia Internacional de Luta contra a Endometriose, doença que acomete cerca de 15% das mulheres brasileiras e merece nossa atenção.

A endometriose acomete mulheres em fase reprodutiva, durante período entre a primeira e a última menstruação e é caracterizada pela presença do endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero), em outras regiões da pelve, como bexiga, trompas e ovários.

Embora esses fragmentos vivam fora de seu lugar, nos ciclos menstruais eles também são estimulados por hormônios e seguem por descamar junto com a membrana original, causando dor e desconforto.

Sintomas da endometriose.

A doença pode ser assintomática, porém existem algumas manifestações clássicas que merecem destaque:

 

  • Cólicas menstruais;
  • Dores durante a relação sexual;
  • Sangramentos urinários e intestinais durante o período menstrual;
  • Infertilidade.

 

O diagnóstico é realizado através de exames físicos e de imagem para confirmar suspeitas, por isso, é tão importante manter as consultas e exames ginecológicos em dia.

 

Tratamento da endometriose.

A endometriose é crônica e seu tratamento depende do estágio e manifestação da doença.

Em casos mais brandos é possível que o médico utilize como estratégia a interrupção da menstruação através de remédios específicos, em casos mais avançados, a intervenção da lesão pode ser cirúrgica.

 

Existe prevenção?

Pouco se sabe sobre a causa da doença, mas a maior possibilidade é a genética porque mulheres que possuem mãe e/ou irmã com a doença têm mais chances de desenvolvê-la.

Não há hábitos que induzam o aparecimento da doença, porém hábitos saudáveis como boa alimentação, ingestão hídrica e atividades físicas regulares podem contribuir no alívio dos sintomas.

Esteja sempre atenta ao seu ciclo e não deixe de ir às suas consultas de rotina, essa é a melhor forma de cuidar de você e a QV pode te ajudar com isso!

Consulte agora os planos disponíveis e escolha o ideal para você!

Compartilhar esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
QV - Comunicado fraude