Você já ouviu falar na Campanha Novembro Azul? Essa é uma ação que acontece ao longo de todo o mês, com o intuito de alertar a população masculina sobre o câncer de próstata, além de informar sobre as principais formas de prevenção e conscientizar sobre a necessidade da realização dos exames de controle. Portanto, se você é homem, a mensagem de novembro é clara: não deixe de cuidar da sua saúde.
Panorama do câncer de próstata
Os homens com mais de 60 anos de idade costumam ser mais afetados pela doença, sendo raro haver o diagnóstico em pessoas com idade inferior a 40 anos (contudo, isso não descarta a necessidade do check up anual, ok?). Para se ter uma ideia, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que em torno de 75% dos casos globais acontecem a partir dos 65 anos.
No Brasil, segundo dados do Governo, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Cabe destacar que, em alguns casos, esse tumor pode crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e colocando a vida em risco. Entretanto, o mais comum é que ele cresça lentamente e demore para apresentar sintomas, o que reforça a necessidade de haver um acompanhamento da saúde de maneira periódica para permitir detectar a doença em fases iniciais. Daí a importância das ações do Novembro Azul!
Fique de olho nos sinais de alerta
Embora o câncer de próstata possa ser assintomático no início, sintomas como dificuldade para urinar, sangue na urina e vontade excessiva de urinar podem indicar a doença. Mas, caso tenha notado um desses indícios, não precisa se desesperar, afinal, eles podem ser consequências de outras doenças, como hiperplasia benigna da próstata e prostatite. Em outras palavras, a dica é simples: percebeu algo de diferente no seu corpo, procure um médico para saber o motivo. E mais: não fique mais de 1 ano sem fazer check ups de saúde.
Novembro Azul traz medidas para prevenir o câncer de próstata
Como dito anteriormente, a idade é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, mas não é apenas isso que pode facilitar o seu surgimento. Na verdade, histórico de câncer na família e obesidade também são situações capazes de favorecer esse tipo de tumor. Mas a boa notícia é que é possível adotar algumas medidas que ajudam na prevenção da doença.
De acordo com dados do INCA, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal controlado, não fumar, praticar atividades físicas e moderar o consumo de bebidas alcóolicas são hábitos saudáveis que podem reduzir significativamente as chances de um câncer de próstata. Além disso, os exames preventivos, como o de toque retal, são essenciais para diagnosticar o tumor em estágios iniciais, aumentando as chances de cura.